contato@estudiodepesquisateatral.com.br

(54) 98104-4404

Avenida Visconde de Mauá, 641 - centro - Canela/RS - Brasil

Oficina Escritas de Si

Estão abertas as inscrições da oficina Escritas de Si com Marcelo Aquino do RJ. 

Escritas de si é uma proposta de oficina de composição que utiliza várias técnicas, métodos e processos de trabalho, partindo sempre do acesso á memória e á biografia como fonte de inspiração criativa. Um olhar sobre a cena profundamente comprometida com a contemporaneidade que busca em procedimentos como os Viewpoints de Anne Bogart, a dança/teatro de Pina Bausch e o olhar afetivo sobre o corpo no mundo proposto por Klaus e Angel Vianna, a qualificação do estado de presença do atuador na cena, e afirmação potente de um discurso sobre o nosso tempo.
São chamados para colaborar nesta arena multifacetada autores, teóricos e pensadores de diferentes correntes e escolas, que sempre servirão de balizadores de uma proposta que opera justamente na confluência e no atravessamento de ideias e conceitos. Antonin Artaud e sua visão sobre um corpo em constante desconstrução e reconstrução no mundo é sem dúvida a grande referência, pois ao dilatar as fronteiras entre arte e vida, nos traz uma perspectiva de estar no mundo.

Marcelo Aquino é graduado em Artes cênicas pela Universidade da Cidade do Rio de Janeiro e Pós graduado em Preparação Corporal para as Artes Cênicas pela Faculdade de Dança Angel Vianna no Rio de Janeiro. Atuou como preparador corporal tendo realizado trabalhos para importantes diretores teatrais como Ary Coslov e Carlos Gradim. Como preparador de atores para televisão trabalhou com o elenco da novela I Love Paraisópolis da Rede Globo com direção de Wolf Maya. Como professor e oficineiro tem realizado importantes trabalhos em parceria com instituições como a Pontifícia Universidade Católica do Rio, a Faculdade de dança Angel Vianna, o Museu de Arte do Rio e o SESC. 
É ator com mais de vinte e cinco anos de experiência que transita constantemente por diferentes linguagens como teatro, cinema e televisão. Participando de importantes montagens de autores como Ariano Susssuna, Dias Gomes, Harold Pynter, Jean Paul Sartre. Experiência no cinema em longas e curtas-metragens tendo trabalhado com diretores como Jorge Furtado, Fábio Barreto e Carlos Gerbase. 
Na televisão com atuação marcante em telenovelas e seriados como Amazônia, Fora de Controle, Jóia Rara e Boogie Oogie. Como autor, tenho dois livros publicados e mais de vinte peças escritas e encenadas. Recebi o Prêmio Tibicuera de melhor espetáculo para crianças para o texto de minha autoria “A História do Príncipe Que nasceu Azul”.

 

flyer escritas de si - porto alegre.jpg